Emoção marca o início da temporada 2015 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Por Hugo Santiago

Um mergulho na história de amor e perdão de Jesus Cristo. Em pouco mais de três horas de espetáculo o público revive desde a pregação dos ensinamentos de Deus, até a morte e ressurreição, em mais uma temporada do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, com estreia neste sábado (28), no município de Brejo da Madre de Deus, a 180 quilômetros do Recife.

A sessão especial para a imprensa, políticos e convidados foi prestigiada pelo Padre Reginaldo Manzotti, na noite de ontem (27). “Todos que vierem sairão evangelizados. Acredito que evangelizar é preciso com a arte, qualidade técnica, e esses atores e figurantes. Isso é uma catequese a céu aberto. Estou encantado”, comentou o religioso. “Tinha vindo 25 anos atrás, mas não tem como comparar. É algo indescritível. Eu diria para as pessoas: poderia tentar explicar o que é, mas só estando aqui para sentir. É muito emocionante, me arrepiei e chorei. Nós já temos uma bagagem, tanto eu quanto as pessoas que estão aqui, sabemos a história de Jesus. Mas o fato de você andar, sentar, ouvir essa brisa, te faz voltar no tempo”, completa. O espetáculo também foi visto pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. As encenações seguem até o dia 4 de abril.

O protagonista Igor Rickli falou sobre a experiência de interpretar, pela segunda vez, o filho de Deus. “O que mais importa é a mensagem. Acredito que as pessoas precisam ouvir e fico feliz em ser um instrumento para que essa história seja recontada”. Igor foi destaque no musical Jesus Cristo Superstar, em cartaz no ano passado, em São Paulo. “Gosto muito da cena no Horto das Oliveiras, onde ele expõe as fraquezas e questionamentos. Ali Jesus mostra que é humano, que veio em carne e osso, apesar de ser divino”.

Quase um ano com visual de barba e cabelos compridos, Igor conta que durante a preparação buscou referências em todas as religiões. “Conversei com líderes espirituais, li livros e vi filmes. Quis fazer um Jesus que veio trazer firmeza e amor. Outras montagens mostram um Jesus sofredor e vitimizado. Mas o meu é um cara que demonstra a força, a palavra, e a firmeza para as pessoas. Espero que não tenha agredido a fé de ninguém”, pontua.

A atriz Paloma Bernardi interpreta Maria, a mãe de Jesus, na montagem. “Já imaginava que seria algo de arrepiar, do coração bater forte, a mão ficar formigando e a perna tremer, e foi exatamente tudo isso que aconteceu”, confessa Paloma sobre a estreia. A cena mais marcante para ela é quando o corpo de Jesus é retirado da cruz. “Quando o vi nos meus braços foram cinco segundos em que não conseguia pensar em nada. Comecei a chorar. A emoção vem naturalmente”, conta.

O ator pernambucano Zé Barbosa, protagonista por dois anos, agora está no papel de Judas. “Sempre tive vontade de fazer Judas, antes de fazer Jesus. São dois personagens incríveis e que dão panos para as mangas. A historia de Judas é muito controversa, e essa complexidade me fascina”, conta. Zé dá detalhes sobre a cena do enforcamento de Judas. “A adrenalina sempre no topo. O pessoal da contrarregra que faz tudo acontecer. O texto é forte e ajuda muito. O que seria um monólogo acaba sendo um diálogo com a consciência”, explica. Ele aproveita para defender seu personagem. “Judas foi um grande revolucionário. Ele tinha uma vontade de libertação. Não acho que seja um vilão, acredito que é um anti-herói”, afirma.

No elenco ainda estão nomes como Humberto Martins, interpretando Pilatos, a modelo Thaiz Schmitt, no papel de Herodíades, e os atores pernambucanos Camila Sales, na pele de Madalena e Carlos Reis, novamente no papel de Herodes.

Serviço

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Quando: De 28 de março a 4 de abril
Ingressos: R$ 80 a R$ 120, à venda no www.novajerusalem.com.br
Informações: 3732-1606