Você toma pelo menos 2 litros de água por dia ?

Da redação do Últimos Fatos,

Por Tayane Monique

Nesta segunda-feira (19), o programa do Jornal Últimos Fatos abordou a seguinte questão: “ Você toma pelo menos 2 litros de água por dia? ”.

O tema, sugerido por uma ouvinte do programa, se destacou por lembrar a importância de um ato simples, porém, esquecido ou até mesmo, fora do conhecimento de muitas pessoas.

A maior parte da população, espera sentir sede para beber água. Talvez, isso deva-se ao fato de que, não saibam que a sede é um sinal de alerta da necessidade do corpo por água. A sede só aparece quando a quantidade de líquidos no organismo se encontra abaixo do nível desejado. Por esse motivo, não se pode de maneira alguma esperar sentir sede para “reabastecer as reservas do nível de água do organismo”.

Confira agora 5 benefícios da água que talvez você não conheça:

  • Regula a temperatura corporal – Durante dias quentes, exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.
  • Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em ação conjunta com as fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal (“prisão de ventre”).
  • Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.
  • Emagrecimento – Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem nenhuma caloria.
  • Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.