Diabéticos denunciam que estão sem receber insulina do governo de PE

Diabéticos denunciam que estão sem receber insulina do governo de PE

Pacientes que têm diabetes em Pernambuco denunciam que falta a insulina do tipo Lantus na Farmácia do Estado. O medicamento é enssencial para o controle da glicemia. Os diabéticos denunciam que, desde julho, procuram a Farmácia do Estado e são informados que a insulina está em falta e mostrou a situação dos pacientes, que denunciam também a falta da fita necessária para fazer o exame de glicemia.
A Associação Pernambucana do Diabético Jovem dá apoio às famílias. Criada há 36 anos com foco em crianças e adolescentes, a associação se tornou local de encontro de pessoas de todas as idades, como a autônoma Elisângela Siqueira, que precisa de insulina há 35 anos. Desde julho, ela não consegue o medicamento na Farmácia do estado. “Não tem insulina, não tem fita, e eles dizem que não tem previsão de chegar”, conta.
A funcionária pública Gabriela de Paula descobriu há um mês que o filho é diabético e está preocupada. “O diagnosticado recente tem um pouco de dificuldade para controlar. Com essa insulina, que é mais lenta, vai controlando bem melhor a situação. Mas só depois de seis meses diagnosticado temos a liberação do remédio pelo estado”, lamenta.
Os diabéticos não podem deixar de tomar a insulina porque as consequências podem ser graves, como ressalta a médica e fundadora da Associação, Elcy Falcão. “Quando o diabético tipo 1 não tem insulina, traz problemas sérios de saúde”, afirma.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que a licitação para aquisição da insulina já foi finalizada e que, no momento, a Farmácia de Pernambuco aguarda a entrega das cerca de 22 mil ampolas pelo fornecedor, que tem até o dia 19 deste mês para entregar. Sobre as fitas para controle glicêmico, a secretaria informou que ainda estão em processo licitatório.