Pesquisa que vai criar vacina contra dengue convoca moradores de Olinda

Pesquisa que vai criar vacina contra dengue convoca moradores de Olinda

Uma pesquisa nacional que visa desenvolver uma vacina contra a dengue chega a Olinda nesta quarta-feira (16). Para que o estudo dê certo, é preciso coletar amostras de sangue de crianças e jovens de até 20 anos. Quem quiser colaborar, só precisa ir aos postos de saúde municipais.

Ao todo, 20 postos estão coletando as amostras em Olinda. O objetivo é receber a colaboração de 1.022 jovens até o fim de outubro. Por isso, enfermeiros estão percorrendo as comunidades para convocar a população. “Não dói nada e é importante para desenvolvermos um método de se prevenir contra a dengue”, pede Joelma Souza, que esteve na unidade de saúde da família (USF) de Vila Rica nesta quarta.

Ela explica que o trabalho realizado em Olinda é chamado de inquérito sorológico e visa coletar sangue de voluntários com idade variada para identificar qual a faixa etária mais recomendada a receber a vacina que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de São Paulo. “A melhor faixa etária para ser administrada uma vacina é de 1 a 20 anos. Mas cada imunização tem uma faixa mais específica. A de HPV, por exemplo, é aplicada de 10 a 14 anos”, diz.

Joelma fala ainda que, além da faixa etária, não há restrições para os voluntários. Pode contribuir quem já teve ou não teve dengue. Mas, antes da coleta, todos assinam um termo de consentimento cedido pelo laboratório contratado pelo Governo Federal para a análise do sangue – no caso de menores de idade, os pais assinam o documento.

Todo o material coletado ao fim desse procedimento será encaminhado diariamente a um laboratório de análises de Belo Horizonte, Minas Gerais. Lá, biomédicos vão identificar se os voluntários já tiveram contato com a dengue, através da busca pelos anticorpos produzidos pelo organismo durante a doença. Todos os resultados serão enviados à Universidade Federal de São Paulo.

Em Pernambuco, a única outra cidade que participa do estudo é Garanhuns. Mas, em todo o Brasil, são 63 municípios. Eles foram escolhidos pelo Ministério da Saúde, que coordena a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de São Paulo porque relataram muitos casos notificados de dengue – apenas os estados de Sergipe e Rio Grande do Sul não têm cidades selecionadas, já apresentaram baixa incidência da doença.