Premiê israelense é criticado por comer em restaurante não kosher

Premiê israelense é criticado por comer em restaurante não kosher

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi criticado nesta terça-feira (1º) pelos ultraortodoxos judeus por ter comido em uma viagem recente à Itália em um restaurante que servia coelho, caracóis e crustáceos, proibidos pelo judaísmo ao consumo.

Membros da Lista Unificada da Torá – um dos partidos ultraortodoxos que integram a frágil maioria parlamentar de Netanyahu – classificaram de inaceitável esta transgressão por parte de um chefe de governo israelense, indicou um site de informações ultraortodoxo.

Segundo o site Kikar Hashabbat, Netanyahu se dirigiu no fim de semana durante uma visita à Itália ao restaurante gastronômico Enoteca Pinchiorri em Florença, convidado por seu colega Matteo Renzi.

Este restaurante, apresentado pelo guia Michelin como um “templo da gastronomia” é não kosher, ou seja, não respeita as regras alimentares do judaísmo.

Netanyahu “não comeu alimentos proibidos”, disse um responsável do gabinete do primeiro-ministro, interrogado pela AFP. “É uma conduta que respeita sistematicamente em suas viagens ao exterior”, acrescentou.

O que o primeiro-ministro ingere é acompanhado com atenção. No ano passado, o mesmo site denunciou que Netanyahu comeu em um restaurante não kosher em Nova York com Sheldon Adelson, milionário americano que financia um jornal que apoia o primeiro-ministro.