Tiros em estação do metrô do Recife deixam dois mortos

Tiros em estação do metrô do Recife deixam dois mortos

Duas pessoas morreram após uma investida criminosa dentro de um vagão do metrô do Recife na tarde desta segunda-feira (31). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um policial civil à paisana reagiu a um assalto, atingindo dois suspeitos. A abordagem aconteceu na altura da Estação Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste. Apesar da ocorrência policial, o metrô não chegou a suspender a operação e circula normalmente.

Conforme a Polícia Militar, os dois baleados morreram ainda no local. Uma terceira pessoa, que seria um adolescente, foi capturada, suspeita de envolvimento com o crime. Uma quarta pessoa foi detida com uma touca ninja e uma faca, mas não se sabe se ela tem relação com os outros três suspeitos.

O vagão do metrô passou por perícia do Instituto de Criminalística (IC). De acordo com a perita Vanja Coelho, os dois suspeitos mortos estavam sem documentos e não puderam ser identificados. Ela acrescentou que não houve troca de tiros apesar de um dos suspeitos estar armado com um revólver calibre 38. A arma falhou quando ele tentou atirar, apontou o IC. “Um dos meliantes estava com um 38, carregado com suas munições. Das seis, três ‘pinaram’, o que mostra o desejo do meliante de atirar”, afirmou a perita.

PMs do 12º Batalhão foram acionados para registrar a ocorrência e apreenderam a arma. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi enviada à estação para recolher os corpos. Policiais civis também estiveram no local.

A CBTU informou que o grupo já vinha sendo monitorado. “Foram cinco assaltos em um período de 30 dias, só nesse trecho entre Imbiribeira, Largo da Paz e Joana Bezerra. Sempre com o mesmo modus operandi”, apontou o chefe da assessoria de comunicação do órgão, Salvino Gomes.

Na quarta (26) passada, um assalto foi registrado em um trem que fazia a linha Cajueiro Seco, entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz, no Recife. Segundo a CBTU, o crime foi semelhante a outras investidas anteriores. Três suspeitos anunciaram o assalto e levaram pertences de alguns passageiros que estavam no trem. Um dos assaltantes estava armado. Eles desceram na estação Largo da Paz e fugiram, dizendo aos passageiros que só desembarcassem na estação seguinte.

Outros dois assaltos na mesma linha foram registrados nas últimas segunda (24) e quinta (20). Já no último dia 19, três suspeitos roubaram dinheiro da bilheteria da estação Ipiranga e fugiram do local. Também neste mês, no dia 10, a CBTU desativou todos os caixas eletrônicos que funcionavam nas estações devido à ação de assaltantes.