Cerveja é tema de graduação em universidade ‘top 60’ do mundo

Cerveja é tema de graduação em universidade ‘top 60’ do mundo

Medicina, engenharia, arquitetura, física, cerveja… Sim. Você não leu errado. Entre os cursos de ensino superior oferecidos pela Technische Universität München (Universidade Técnica de Munique), da Alemanha, está o bacharelado e até o mestrado em cervejaria. Aos interessados brasileiros, a boa notícia é que a instituição tem uma política de incentivo ao intercâmbio de estudantes estrangeiros. O curso, no entanto, é todo ministrado em alemão.

A Universidade Técnica de Munique é uma das instituições de ensino mais tradicionais do mundo. Fundada em 1868, formou, entre outros profissionais notáveis, o engenheiro Rudolf Diesel, inventor do motor a diesel. No prestigiado ranking mundial de universidades promovido pela Quacquarelli Symonds (QS), aparece na 54ª colocação, à frente, por exemplo, da Universidade de São Paulo (USP), melhor representante brasileira, que ocupa a 132ª posição.

Os cursos de bacharelado e mestrado em “tecnologia na fabricação de cervejas e bebidas”, como foi nomeado (em tradução livre), têm duração de três e dois anos, respectivamente. As aulas são conduzidas fora do campus da universidade, nas dependências da fábrica da Weihenstephan, a cervejaria mais antiga do mundo em atividade. Para garantirem o diploma, os estudantes ainda têm de cumprir períodos obrigatórios de estágio prático profissional.

Fábrica de cervejaria mais antiga do mundo recebe as aulas do curso (Foto: Divulgação/TUM)
Fábrica de cervejaria mais antiga do mundo recebe
as aulas do curso (Foto: Divulgação/TUM)

A grade de disciplinas do curso de bacharelado abrange desde as etapas iniciais de caracterização e produção de bebidas, como a aplicação de tecnologias de fermentação, até a parte de finalização, com estudos sobre embalagem e proteção do produto contra influências ambientais. Além disto, temas como a economia de custos durante a fabricação de cervejas também são abordados durante as aulas.

De acordo com a Universidade Técnica de Munique, a formação possibilita uma ampla área de atuação, que não se restringe apenas a postos de trabalho em fábricas de cerveja. Segundo a instituição de ensino, a graduação também oferece oportunidades de emprego em laboratórios, institutos de pesquisa e em outras empresas que compõem a grande cadeia que envolve a produção de cerveja e outras bebidas.