AGTRAN realiza treinamento para os agentes de trânsito com instrutores da PRF, PM e Detran

AGTRAN realiza treinamento para os agentes de trânsito com instrutores da PRF, PM e Detran

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

A Agência de Trânsito da Vitória (AGTRAN)  realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (27), um treinamento voltado para os agentes que atuam diretamente no trânsito da cidade. A iniciativa busca reforçar os procedimentos práticos e embasamento legal em atuações conjuntas. O evento ocorreu no Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV) e também contou com a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e instrutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE). Acompanhados pelo secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho, e do comandante da Guarda Municipal, capitão Jairo Gomes, os agentes da Guarda Municipal também receberam do treinamento.

Durante o encontro os agentes da AGTRAN receberam informações sobre abordagens pela equipe do BPTRAN, apreensão de veículos, condução do veículo apreendido e outros procedimentos. A Polícia Rodoviária Federal falou sobre fiscalização, identificação de veículos, autuação, comunicação via rádio, e uso do código fonético. Já a equipe do Detran fez um detalhamento sobre alcoolemia, acidente de trânsito, e falou sobre a estrutura de um órgão de trânsito, atribuição dos agentes, e atribuição de uma autoridade de trânsito.

Para o diretor da Agência de Trânsito, Hildebrando Lima, o número crescente da frota de veículos exige um acompanhamento detalhado para uma atuação mais assertiva. “Esta é uma parceria que a gente está sempre mantendo. O trânsito é algo complexo, e talvez aqui em Vitória seja mais que e outros lugares devido a grande quantidade de motos circulando. A logística e o número de pessoal ainda é pequeno e contamos a parceria com a PM e a Guarda Municipal para atender todas as demandas de uma cidade que cresce sem parar”, afirmou.

De acordo com o sargento da Polícia Militar, Alexandro Gomes, a parceria tem acumulado bons resultados. “Essa interação da PM com a AGTRAN e a Guarda Municipal tem o objetivo de uma maior interação e de dirimir as dúvidas com relação as situações do trânsito do cotidiano aqui da cidade”, contou.

Segundo dados do Detran, Vitoria de Santo Antão passou de 22.299 veículos em 2008 para mais de 52 mil em 2015, um aumento que demanda uma reorganização de todo sistema de trânsito no município.