Cirurgias são canceladas no Hospital das Clínicas por problemas na lavanderia

Oito de 14 cirurgias que seriam realizadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), na Zona Oeste do Recife, foram desmarcadas, na manhã desta terça-feira (17), por falta de roupas esterilizadas para os médicos. O problema foi ocasionado por uma sucessão de transtornos na lavanderia do hospital.

Ainda na segunda (16), faltou sabão para a lavagem das roupas e itens de cama, o que deixou o espaço sem funcionar. As questões foram sanadas na madrugada, mas duas secadoras pifaram pela manhã, prejudicando mais uma vez a produção. Pacientes e funcionários atribuem à falta de manutenção das máquinas a quebra dos equipamentos. O espaço tem três máquinas de lavar, sendo duas com capacidade para 200 quilos de roupa e outra de 100 quilos. A mais velha tem 18 anos de funcionamento.

O diretor do hospital, Frederico Jorge, justificou que foram problemas no fluxo de informações do estoque de sabão que provocaram desabastecimento, mas que o produto foi normalizado no estoque. “O problema foi o fluxo de abastecimento que estamos tentando trabalhar no hospital. De a gente conseguir prever que o estoque vai acabar antes de ele acabar. Infelizmente demora. A gente vai ter esse fluxo normalizado em tempo real em meados de julho”, disse, acrescentando que o problema no maquinário foi provocado pela quebra das correias dos equipamentos.

Segundo a instituição, o maquinário já foi consertado e o serviço começou a ser normalizado no período da tarde. As cirurgias desmarcadas serão reagendadas de acordo com as demandas de cada setor.

 

Folha-PE/ Saúde