Pesquisadores identificam ossadas de primeiros colonizadores britânicos nos EUA

Pesquisadores identificam ossadas de primeiros colonizadores britânicos nos EUA

Trabalho de detetive aliado à tecnologia de ponta ajudaram cientistas americanos a identificar as ossadas de quatro líderes de Jamestown (no estado de Virgínia) – a primeira colônia inglesa bem sucedida no Novo Mundo.

A identificação dos remanescentes dos corpos, 400 anos depois da morte deles, foi anunciada nesta terça-feira pelo Instituto Smithsonian.

A pesquisa também revela detalhes da vida, da morte e da importância da religião no assentamento de Jamestown, que fica a 130 quilômetros ao sul de Washington.

Mas foram necessários dois anos de investigação e de técnicas modernas para identificar os ossos, que estavam em péssimo estado de conservação.

Os homens identificados são o reverendo Robert Hunt, o capitão Gabriel Archer, ‘sir’ Ferdinando Wainman e o capitão William West.

Eles foram figuras importantes na condução dos rumos de Jamestown entre 1607 e 1610, um período em que a colônia chegou perto do fim.

Apenas cerca de 30% das ossadas estavam preservadas (Foto: James Di Loreto/ Smithsonian Institution/ BBC)Apenas cerca de 30% das ossadas estavam preservadas (Foto: James Di Loreto/ Smithsonian Institution/ BBC)

“Foi uma época de falta de alimentos, doenças e ataques indígenas”, disse James Horn, presidente da organização Jamestown Rediscovery.

“Esses homens ajudaram a estabelecer a colônia e a enfrentar os desafios impostos aos primeiros colonizadores”, disse.

“Temos dois homens da primeira expedição e dois da segunda. Então, essa notícia é extremamente importante em termos de se entender o sucesso e a sobrevivência da colônia no Novo Mundo.”

Pocahontas
Os corpos exumados foram encontrados em novembro de 2013 e se sabia que eram de pessoas de status na comunidade, já que estavam enterrados em uma igreja – a mesma onde ocorreu o casamento entre Pocahontas, filha de um líder indígena que ficou famosa com o filme da Disney, e o explorador britânico John Rolfe.

Uma combinação de arqueologia, análise de esqueletos, testes químicos, tecnologia 3-D e pesquisa genealógica tornaram possível a identificação.

Agora, serão feitas análises genéticas para ajudar a traçar os dependentes dos quatro homens (Foto: Donald Hurbert/ Smithsonian Institution/ BBC)Agora, serão feitas análises genéticas para ajudar a traçar os dependentes dos quatro homens (Foto: Donald Hurbert/ Smithsonian Institution/ BBC)

Apenas cerca de 30% de cada esqueleto foram recuperados.

O reverendo Hunt, o primeiro pastor anglicano da colônia, e o capitão Aarcher, eram parte da primeira expedição ao local , em 1607. Ela foi liderada pelo capitão Smith, que foi ajudado por Pocahontas.

Além deles, estavam Wainman, que é considerado o primeiro integrante da elite inglesa a ser enterrado na América, e West, que foi morto durante uma batalha com os indígenas.

Os remanescentes dos corpos foram levados para o Smithsonian’s National Museum of Natural History para análise forense.

A presença de certos compostos químicos confirmaram a origem britânica dos homens, enquanto evidências de um dieta alta em proteína mostraram que eles eram de classes sociais mais altas.

Agora, serão feitas análises genéticas para ajudar a traçar os descendentes dos quatro homens.