Vitória de Santo Antão realiza a sétima Conferência de Ação Social

Como parte da discussão nacional sobre a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social da Vitória de Santo Antão, deram início nesta quinta-feira (23), no Colégio Municipal 3 de Agosto, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Durante dois dias, governo municipal,  sociedade civil, e a população irão debater, avaliar e propor novos caminhos através do diálogo, construindo soluções conjuntas para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais.

Nesta sexta-feira serão realizados os cinco eixos temáticos que nortearão as discussões: “Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo”, “Participação social como fundamento do pacto federativo do SUAS”, “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo”, “Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federal”, “Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo”. Os debates apontaram ações prioritárias que serão encaminhadas à conferência estadual.

O secretário de Ação Social, Manoel Aldo, afirmou que a conferência de construção de politicas públicas e pontuou alguns avanços. “houve uma evolução muito grande da assistência social no município nesses últimos anos. Fizemos a reestruturação da estrutura física, implementamos o CRAS volante, construção de CRAS modelo, aberturas de dois centros de convivência e profissionalização, além de projetos e programas como Mais Renda, onde mais de 131 famílias foram beneficiadas com recursos do município, o projeto Mais Alimentos, criação de uma casa de acolhimento, redução da população de rua. Devemos avançar mais com novos projetos”, afirmou.

O prefeito Elias Lira esteve representado pelo secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho.