Brasil goleia Polônia na estreia da Universíade

Por Hugo Santiago

Com informações da CBDU

A Universíade de Verão 2015 está oficialmente aberta. Em uma grande festa no Estádio de Gwangju, na Coreia do Sul, com espetáculo de luzes, coreografias e músicas, a cerimônia de abertura reuniu nesta sexta-feira (3) as delegações universitárias dos 146 países que participarão até dia 14 de julho e lutarão por 272 medalhas de ouro na 28ª edição da segunda competição poliesportiva mais importante do mundo.

Durante três horas de evento, que foi prestigiado de perto por Park Geun-hye, presidenta da Coreia do Sul, a organização resgatou a cultura local, com características de Gwangju, que significa em coreano uma “cidade cheia de luz”, animou a torcida com sons que combinavam músicas tradicionais e eletrônicas modernas e imagens que simbolizavam as raízes do país. Além disso, houve participação especial do público, que coloriu as arquibancadas com bastões luminosos, em efeitos fantásticos.

A Universíade 2015, em Gwangju, marca o recorde de participantes em toda a história da competição. Serão 13 mil universitários disputando 21 modalidades (Futebol, Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Judô, Tênis, Tênis de mesa, Esgrima, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Atletismo, Basquete, Arco e Flecha, Badminton, Baseball, Golfe, Remo, Tiro ao alvo, Taekwondo e Handebol), superando assim os números de Kazan (RUS), há dois anos. De todas as nações presentes, a Rússia é a que tem a maior delegação dos jogos universitários deste ano, com 928 membros. Já a Geórgia é o país com menor número, com apenas um atleta (um nadador).

Já a delegação brasileira da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) é formada por 307 pessoas, sendo 203 atletas, que irão encarar 19 modalidades. Encarregada de ser a porta-bandeira da seleção verde e amarela durante a cerimônia, a jogadora de futebol de campo, Kemily Matias, se emocionou com a oportunidade.

É uma honra ter o privilégio de vir à Universíade, representar o Brasil e ainda mais ser a porta-bandeira. É muito bom estar aqui, é a lua de mel do futebol. Fico muito feliz de ter esta experiência, poder viajar para outros países e conhecer outras culturas. – conta a atleta.

VITÓRIA NO FUTEBOL FEMININO

A estreia foi tranquila no futebol feminino. As meninas lideradas pelo técnico Maurício Salgado derrotaram a Polônia por 3 a 0. Os gols foram de Patrícia (20’), Daiane (75’) e Juliana (80’). Apesar do placar elástico, a goleira Maike teve atuação segura e fez pelo menos três defesas difíceis, impedindo as adversárias de vazarem a meta brasileira.

 

[slideshow id=2]

Fotos: Marcello Zambrana/FOTOJUMP