Romero Britto processa Apple

Desde a semana passada, Romero Britto abriu um processo contra a Apple e com a empresa de designCraig & Karl, por uso indevido em uma propaganda de seus famosos padrões coloridos. A ideia da campanha “Start Something New” (“crie algo novo”) é fazer com que artistas criem obras apenas com produtos da Apple. Uma das imagens criadas é a de uma mão estendida com desenhos coloridos que partem de um dedo. Na assinatura da campanha da Apple, está o nome da empresa de Craig Redman (Nova York) e Karl Maier (Londres).

A ação busca indenização da californiana Apple e da Craig & Karl. O valor da indenização ainda não foi especificado. Entre as alegações apresentadas pela ação de Britto, há violação de direitos autorais e concorrência desleal. Ação também pede que o juiz distrital Kathleen Williams proíba a utilização das imagens que seriam de Britto.

Depois de analisar o conteúdo da campanha, os advogados do artista perceberam similaridades, mesmo reconhecendo que não se trata de uma cópia exata, mas da reprodução de padrões de traço e estilos de cor, que, visto de uma maneira geral, criam um visual que remetem diretamente ao pintor. Quando foi lançada a campanha da Apple, Britto chegou a receber mensagens de parabéns pelo projeto.

0britto