Candidato opositor lidera apuração dos votos na Nigéria

O candidato do partido opositor Congresso de Todos os Progressistas (APC), Muhamadu Buhari, lidera a apuração dos votos na eleição para presidente na Nigéria, faltando a contagem dos votos de apenas dois estados dos 36 do país.

Segundo a Reuters, Buhari lidera com 14,6 milhões de votos, contra 11,3 milhões do atual presidente, Goodluck Jonathan, do Partido Popular Democrático (PDP).

A Comissão Eleitoral Independente da Nigéria (Inec) suspendeu no final da noite desta segunda-feira (30) a divulgação dos resultados, após a apuração ter sido concluída em 18 estados, metade do total, e no Território Capital Federal (FCT), onde se encontra a capital do país, Abuja.

No fechamento da jornada, Buhari conseguiu virar o resultado, que no início dava uma leve vantagem para Jonathan. O opositor conseguiu a maioria dos votos em estados importantes e ampliou sua vantagem para dois milhões de votos em relação ao rival.

Segundo a lei eleitoral nigeriana, para que um candidato seja declarado vencedor ele deve obter 50% e mais um dos votos totais e, além disso, conseguir pelo menos 25% dos votos em 24 dos 36 estados do país.