Detran Pernambuco promove fórum para discutir educação no trânsito

De acordo com um estudo realizado pelo Observatório Nacional de Trânsito, em todo o Brasil, o Recife é a cidade com mais de 100 mil habitantes que tem mais mortes no trânsito. Os dados, que são de 2014, servem de impulso para o Detran em Pernambuco, no sentido de criar um trânsito mais seguro e humanizado no estado. O órgão promove, nesta terça-feira (31), o Fórum Permanente de Educação no Trânsito, com o objetivo de articular e acompanhar políticas públicas voltadas para a educação para o trânsito, propondo estratégias que possam reverter esse quadro.

Segundo Luciana Carvalho, coordenadora de educação do Detran em Pernambuco, o maior índice de mortes no trânsito – tanto em nível local quanto nacional – envolve jovens. “São jovens entre 18 e 34 anos e do sexo masculino. O horário em que acontecem esses acidentes, na maioria das vezes, é entre 17 e 20h”, explica.

Carvalho lembra ainda que os motociclistas envolvem mais em acidentes de trânsito do que motoristas de carros. “Em torno de 75% dos acidentes acontecem com motociclistas”, aponta. Com apoio deste dado, o Detran oferece, a partir de junho, aulas de pilotagem defensiva para os condutores de motocicletas, na Escola Pública de Trânsito, do Detran.

Para reverter as estatísticas, o órgão busca atuar na educação dos condutores – além do fórum, o foco também são as campanhas educativas. “Estamos trabalhando agora com as crianças, porque acreditamos que elas vão ter um poder de influenciar atitudes positivas dos seus pais”, pontua a coordenadora.

“Estamos criando dois personagens e voltando com a Turma do Fom-Fom, que foi um case de sucesso há dez anos”, lembra ainda Luciana Carvalho. Os novos personagens irão abordar os motociclistas e os ciclistas, que encontram dificuldades para conviver pacificamente com os motoristas no trânsito. “Vamos trazer esses personagens para as ruas e mostrar que é possível conviver em harmonia no trânsito, desde que se respeitem as leis”, completa Carvalho.

O fórum promovido pelo Detran começa nesta terça (31) e tem, ao todo, doze encontros. Quatro deles serão no Grande Recife e os outros oito serão em pólos regionais. Devem participar do fórum várias instituições, governamentais e não governamentais. A população também pode participar, sugerindo propostas. Os encontros são abertos.

Serviço
Fórum Permanente de Educação no Trânsito
Terça-feira (31), às 10h
Auditório do Detran-PE (Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga)